segunda-feira, 8 de abril de 2019

Zé do Fio - Barão (07 – Causos do Sapé)


Zé do Fio - Barão (07 – Causos do Sapé)


Figura popular, folclórica, o Barão viveu sabiamente a vida.

Bon vivant, deixava para amanhã o que se podia fazer hoje.

Parecia até baiano, em que a semana tem oito dias, segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado, domingo e amanhã.

Cantava, voz tonitruante:
"De manhã me faz a barba / A tarde me dá beijinho/ Engoma meu terno branco/ E eu saio bem bonitinho".

Ou então:
"Esta me dava de tudo/ Me dava meia, sapato/ Terno de Casimira e Camisa de Veludo".

A sua frase filosófica mais marcante foi "A vida esta no sentir".

Certa vez, apanharam-no distraído, às margens do Chopotó, perto da Cachoeira, vara de pescar à mão.

Querendo ironizá-lo, instigaram-no:
- Barão, como é que você quer pescar com o anzol fora d’água?

- Quem disse, prezado, que eu estou pescando? Estou apenas conversando com a natureza.

Nenhum comentário: