sábado, 28 de julho de 2018

Joaquim de Freitas Guimarães



Joaquim de Freitas Guimarães

Quem o vê andando pela cidade ágil, alegre, cumprimentando a todos, não imagina que ali vai um cidadão com mais de 80 anos e muitas histórias para contar.

Professor de Matemática, agricultor, granjeiro, pequeno fazendeiro, e principalmente, um grande contabilista

O seu escritório de contabilidade era uma verdadeira academia, especializada em formar cidadãos para o mundo. Por ela passaram vários amigos e contemporâneos.  

Citarei alguns de memória e ela célebre em esquecer reminiscências, me trairá, ocultando-me o nome de muitos dos seus aprendizes.

Mas não me furtarei a mencionar, pelo menos alguns, dentre eles: Álvaro e José Joaquim Nogueira, Virgilinho Luiz de Oliveira, José Mauro (Pescuma) e Valtinho Oliveira, Ludgero, Mateus, Marcos de Freitas, Luiz Pinheiro, Batista Geraldo, Paulo do Ferreirinha, Toninho da Dona Cecília, Pedro Dias, João do Laélio, Antônio Augusto (Brito) Rossi.

Pois é, todos citados acima, se tornaram “gente do bem”, graças aos ensinamentos recebidos em casa pelos pais, na Escola Mariana de Paiva, no Ginásio Guido Marlière e no escritório de contabilidade comandado pelo Professor Joaquim de Freitas Guimarães.

Nas eleição municipal de 1962 foi eleito vereador para 5ª Câmara, exercendo seu mandato de 31/01/1963 a 30/01/1967, sendo inclusive secretário.

Atento às leis para o bom exercício da sua profissão, o Joaquim de Freitas ficou sabendo, isto na década de 70, das alterações nas leis da Previdência Social. O cidadão poderia pagar as contribuições atrasadas e até aumentar os valores delas para fazer uma média maior para a aposentadoria.

Assim vários conterrâneos puderam se aposentar dignamente, alguns até com o teto máximo.

Tive o privilégio, em 1964, de ser seu aluno no Ginásio Guido Marlière. Ele não levava nenhum livro para a sala de aula. O Professor Joaquim de Freitas lecionava com a segurança de quem domina todo o conteúdo programático da sua matéria: Matemática.

Recentemente, no Bar da Esquina, proseando com ele me disse que o Contador tinha que ser também Advogado e Juiz de Paz, para mediar os conflitos entre as partes.

Casado com a Professora Célia Reis de Barros Freitas têm três filhos: Sérgio, Célio e Otávio.

E como todo pai orgulhoso falou-me dos filhos. Mostrou-me uma revista institucional da Operadora Oi onde Sérgio, filho mais velho, ocupa um cargo de destaque na empresa e foi homenageado na página central.

 Abaixo, fotos e documento de 1896 que o Joaquim de Freitas me forneceu.




Nenhum comentário: