segunda-feira, 13 de junho de 2016

Professora Sueli Vieira Gomes



Professora Sueli Vieira Gomes


            Hoje a minha irmã Sueli faz aniversário. Teve a felicidade de nascer no Dia de Santo Antônio. É uma das pessoas mais dinâmicas que eu conheço. Desprendida, faz tudo em prol da nossa família.

            A enchente de 2012 que destruiu boa parte da cidade, atingiu também a casa de minha mãe. Por um bom tempo minha mãe e meus irmãos tiveram que morar, improvisados, no terraço da casa. No lugar de paredes tinham divisórias que eram lonas de plástico, TNT (Tecido Não Tecido).

            A Sueli assumiu a responsabilidade de reconstruir a casa. Contou com uma boa contribuição de minha mãe, nós - os irmãos colaboramos, e teve até ajuda de alguns amigos. Mas quem pegou "no chifre do boi", pegou firme no leme da embarcação, vendeu o carro, fez empréstimos, contratou pedreiros, engenheiro  e mestre de obra foi a Sueli. Já se passaram mais de quatro anos e a obra não está totalmente concluída.

            Esta persistência e liderança nata da Sueli vem desde muito jovem. Foi Chefe de Gabinete da Prefeitura nas administrações do meu pai José Vieira Neto (Zizinho do Marcílio). Depois com a morte de papai foi intimada pelo Prefeito José Pinto de Aguiar (Zequinha do Casin) a continuar exercendo a espinhosa missão. E, recentemente, a Prefeita Soraia Vieira contou com a sua colaboração na Chefia de Gabinete.

            Mas o trabalho que a Sueli Vieira Gomes mais gosta e lhe dá imenso prazer em exercê-lo é ser professora, cuidar, conviver com os alunos, crianças e jovens. E como Professora e Diretora desenvolveu excepcional trabalho pedagógico, educacional, na Escola Estadual Coronel Joaquim Martins. Depois repetiu com êxito as suas atividades de mestre e diretora na Escola Estadual Mariana de Paiva.

            Líder atuante, junto com o seu corpo docente e funcionárias do estabelecimento de ensino, comandou feiras culturais, gincanas, desfiles dos alunos, atingindo o ápice durante os festejos dos 150 anos da Paróquia da Igreja Matriz de Santana.

            No dia 1º de maio de 2006, no Sesquicentenário da nossa paróquia, a Escola Estadual Mariana de Paiva realizou um desfile inesquecível pelas ruas da nossa Guidoval. Foi de emocionar a todos que tiveram o privilégio de assisti-lo.

            Homenageou-se todos os padres da Paróquia, os prefeitos da cidade,as manifestações culturais como a "Calouros do Samba", "Vila Trajano", "Charola de São Sebastião", "Jazz Sapeense", "Turunas", "Corporação Belarmino Campos", "Ateneu Sapeense" e os artistas que atuaram nos palcos guidovalenses, o futebol com os times da cidade e da zona rural (Cruzeiro, Boa Esperança, Pombal, Lagartixa, Renovação, Barreira, Faixa Azul, União, Santa Bárbara, Sobradinho, Onze Amigos, Ribeirão Preto, Vargem Alegre, Sete de Setembro, as diversas profissões, as famílias que aqui fixaram residência, "Guido Marlière e os pioneiros" como os índios que povoaram os primórdios do nosso município.

            A "Fanfarra Guido Marlière" sonorizou e deu ritmo ao desfile que contou com um carro do Corpo de Bombeiros transportando a imagem da nossa Padroeira Santana.

            Com a liderança da Sueli e da Professora Elaine Ramos Vieira Pinheiro, os alunos da Escola Estadual Mariana de Paiva participaram do programa "Caldeirão do Hulk", venceram competições e ganharam prêmios para o educandário.

            Na década de 70 e 80, o Luciano Ferreira da Costa criou e liderou o Festival de Batidas de Guidoval, mas foi a sua comadre Sueli Vieira Gomes é quem lhe deu todo o suporte e apoio necessário para as  realizações, com sucesso, dos eventos.

            Em 1982 eu idealizei o livro "Saudade Sapeense" com poesias, crônicas, contos e poemas de guidovalenses. O livro só saiu do papel por causa do empenho e a efetiva e decisiva participação da Sueli e do meu pai, o Prefeito José Vieira Neto.

            Durante muitos anos, a Sueli ajudou sonorizar a encenação do "Auto de Santana" em julho e a "Via Crucis" na Semana Santa, realizações, brilhantemente, comandadas pela Professora Carmem Cattete Reis Dornelas.

            A grande alegria da Sueli, atualmente, são os seus sobrinhos. Faz tudo por eles. É uma tia babona.

            É apaixonada pelo "Festival Folclórico de Parintins" que acontece todo ano no fim do mês de junho. Sabe quase tudo sobre Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. Está sempre fazendo planos de ir assistir a esta manifestação popular no estado do Amazonas. Mas nunca que vai, deixando para realizar o seu desejo no próximo ano. Sueli, quem sabe em 2017 possamos comemorar os nossos aniversários em Parintins?

            Pois é, Sueli, hoje é seu aniversário e queremos lhe desejar muitas Felicidades e Saúde! Que DEUS, Nossa Senhora, Santo Antônio e Sant'Ana lhe protejam, iluminem e abençoem a sua vida.



Abraços,

Lourdes, Thaís e Dé



















































































































Nenhum comentário: