quarta-feira, 27 de maio de 2015

Doce Lembrança

Doce Lembrança

No dia 10 de maio recebi e-mail do amigo Plínio do Dr. Mário Meireles dizendo:

“Oi Dé,
Acho que não é do seu tempo, mas vai aí uma saudosa lembrança de criança. Hoje tentei fazer doce de mamão ralado em forma de tijolinho, assemelhado ao que a D. Alda do Seu Mário Queiroz fazia lá pelos idos de 1949. A gente ia lá no fim da Santa Cruz só para comprar um desses doces. A forma ficou parecida, mas o sabor que tenho na memória... Ainda falta muito para alcançar.
Um abraço,
Plínio”

Anexo, tinha uma foto com três doces.

Assim é o Plínio compartilhando reminiscências da nossa Guidoval. É uma forma dele perenizar, na nossa memória, pessoas que ajudaram a construir a história da nossa terrinha.

O Sô Mário Queiroz tinha um sólido comércio na Rua Santa Cruz. Junto com a esposa Alda criaram uma família exemplar. Acontece que antigamente era muito difícil “estudar os filhos”. Para possibilitar que os seus filhos fizessem o curso superior, Dona Alda e Sô Mário Queiroz deixaram o conforto de uma vida bem estabelecida em Guidoval e mudaram-se para Juiz de Fora.
Valeu a pena o sacrifício, pois todos os filhos (Márcio, Fábio, Mário engenheiro, Marli, José Nalon, Aloísio, Flávio) formaram-se (médicos, engenheiros, dentista).

Mas voltando ao doce feito pelo Plínio, ele não ficou satisfeito só em mandar-me a foto da guloseima. No dia 11 de maio, postou nos Correios, alguns doces para que eu pudesse apreciar os seus dotes culinários.

O pacote chegou aqui em BH no dia 18, entretanto como estava passando a semana em Guidoval, só hoje (27 de maio) fui retirar a encomenda na Avenida Afonso Pena.

Não provei as gulosices da Dona Alda, mas saboreie os doces preparados pelo meu amigo Dr. Plínio Augusto de Meireles. E posso afirmar que guardarei, para sempre, esta “DOCE LEMBRANÇA”.




Nenhum comentário: