quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Dona Ruth Cremonese – 93 anos


Dona Ruth Cremonese – 93 anos

Creio que a primeira vez que eu ouvi a Dona Ruth Cremonese cantando foi em 28 de abril de 1978. Fiquei encantando.
A cidade estava em festa. O Ginásio Guido Marlière promovera uma GINCANA na Praça Santo Antônio em comemoração aos seus 25 anos de existência que seriam completados no dia 1º de maio.
Após o evento reuniram-se na casa de meus pais, Tita e Zizinho, na época o prefeito da cidade, diversos músicos e cantores. Além da Dona Ruth, o marido Nilso Cremonese (violão), Sô Nilo (violão), Odilon Reis (violino) e as irmãs Ruth e Carminha Oliveira (vocal).
Presentes a este casual encontro o meu amigo Virgilinho Oliveira, eu, a minha futura esposa Maria de Lourdes Ribeiral e os meus irmãos Marcílio, Ângela, Sueli, Rosimairy e Zezé.
De improviso, cantaram diversas músicas do nosso cancioneiro popular. Valsas, modinhas e sambas-canção. Nunca mais vou me esquecer da interpretação da canção “Apoteose do Amor”, composição de Cândido das Neves, imortalizada na voz de Orlando Silva.

# # # # #

Tempo passou e a minha admiração pelo casal Nilso e Ruth Cremonese foi só aumentando.
# # # # #

No dia 19 de abril de 2007, o Professor e Amigo Gerson Occhi recebeu o honroso “Título de Cidadão Honorário de Juiz de Fora”. Convidou-me. Eu fui. E junto a minha esposa Lourdes e a sua irmã Marta Ribeiral. Assistimos a uma cerimônia para encher o nosso orgulho guidovalense. Um coral formado por esposas, irmãs e filhas de maçons interpretou, durante a solenidade, a “Canção de do Guidovalense Ausente” de minha autoria e do Renato Moreira da Silva, o Renatinho do jornal Saca-Rolha.
No dia seguinte, 20 de abril, Marta, Lourdes e eu, fomos visitar o Sô Nilso e Dona Ruth Cremonese. Aproveitei a ocasião para gravar um filme caseiro e despretensioso com o casal. Foram quase duas horas de prosa e cantoria.
No vídeo postado mais abaixo temos apenas um aperitivo de uns seis minutos. Começa com o meu querido amigo Marquim, filho do casal, falando através de um CD que ele gravou em 2006, em Sydney na Austrália. É a primeira canção do CD “I'll String Along With You” que foi creditada como “You may not be na Angel”. A canção é dedicada aos seus pais que tocam e cantam juntos ao som do CD Player. Tem mais...
É só assistir ao Vídeo. Ah! Aproveito este espaço para junto da minha filha Thaís e da Lourdes desejarmos à Dona Ruth os nossos parabéns, recheado de felicidades. 

Um comentário:

Plinio Augusto disse...

Mesmo quando me encontro fora do país não deixo de dar uma olhadela no BloGuidoval. É através dele que tomo conhecimento do que se passa na nossa terra e com as pessoas que estão em destaque. Desde o dia 01 deste mês estou em viagem pela Colômbia. Estive em Bogotá e agora em Cartagena. Na manhã deste dia 08 de novembro, tive mais uma grata surpresa pelo BloGuidoval. O nosso zeloso conterrâneo o Dé, comunicou-nos o aniversário da D. Ruth Cremonese. Completou nesta da os seus 93 anos de vida. Aí, não tive dúvidas. Como estou ligado na rede, através do Skype liguei para a D. Ruth. Fiquei muito contente, pois ela mesma atendeu ao telefone com uma voz que demonstrava muito boa disposição. Tenho certeza de que ela também gostou muito de ser lembrada e ficou admirada quando lhe disse que seu aniversário estava divulgado pelo BloGuidoval.
É pena que muitas pessoas que são histórias em nossa terra, morando fora, ficam desconhecidas das pessoas mais jovens. Eu, que já passei para mais da metade, tenho muito boas e gratas lembranças dela e do Seu Nilson. No ano de 1958, quando servia o exército na FEA- Fábrica de Juiz de Fora, o Seu Nilson trabalhava nessa fábrica e eles moravam em residências junto ao quartel. A comida na caserna não era lá grande coisa e com muita frequência eles me levavam para o almoço em sua casa. Isso me trazia muita satisfação porque além de uma comida caseira muito gostosa, ainda privava de companhias muito agradáveis. Nunca me esqueci disto. Hoje, mesmo depois de ter-lhe telefonado pela manhã, gostaria de deixar também aqui registrado os meus melhores votos de felicidade e que ela possa permanecer conosco por muito tempo mais.
Cartagena, 08 de novembro de 2013
Plinio Augusto de Meireles