quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Uma mulher de fé e coragem

Acabo de receber e-mail do João Bosco da Costa Azevedo.


Como sempre, mesmo longe de Guidoval, prestativo, participativo nos acontecimentos de Guidoval.


No e-mail ele me dá uma boa notícia “como meu costume, mandei parte do que pago de Imposto de renda para a conta da Prefeitura Municipal de Guidoval FMDCA”.


E uma péssima notícia “Neste ano, em 06 de setembro, em acidente de carro, na estrada Curitiba-praia de Santa Catarina (Itapoá) morreu minha querida e saudosa irmã Therezinha. A irmã mais velha, que saiu de Guidoval, primeiro para estudar em Ubá, depois para trabalhar em Curitiba - depois de ter trabalhado também em Guidoval, no Banco Financial, com o Dr. Trajano e mesmo como secretária do antigo Ginásio. Foi a irmã grande guerreira, que de certa forma serviu de exemplo para a nossa caminhada na nossa formação intelectual, acadêmica. E era o elo de ligação maior entre todos nós irmãos e agregados, após morte de nossos pais. De modo que o ano nos deixou tristeza por isso. Mas Deus, nosso Pai, nos consola.


Só conheci pessoalmente a Therezinha em 2001, durante a Festa de Santana.


Mas muito antes disso já a admirava, pois quando elaborava o Site de Guidoval em 1998, constatei que ela, muito jovem, fazia parte da Administração do recém fundado Ginásio Guido Marlière em 1952.


Em 18/09/2000 recebi o seu primeiro e-mail. Elogiava o site, um canal que se abria à comunicação entre guidovalenses. Nele, contava um pouco da sua história e da família, o que fez aumentar ainda mais a minha admiração pela educadora, mãe, empreendedora, mulher de fé, determinação e coragem.


Daí pra frente recebi e mandei vários e-mails à Therezinha.


Quando da campanha para adquirir lustres para a nossa Igreja Matriz de Santana, Therezinha, fiel ao seu estilo, liderou os irmãos e contribuíram com um lustre em nome dos filhos de “João da Costa Azevedo e Adelaide Bressan Azevedo”.


O último e-mail que recebi da Therezinha data de 05 de setembro. Nele, consta a relação de alguns candidatos “fichas-sujas” do Brasil.


Cidadã atenta, nos alertava para não votarmos em candidatos com processos na Justiça envolvidos em Corrupção Passiva e/ou Ativa, Lavagem de Dinheiro e Peculato, Falcatruas, Improbidade Administrativa, Desvio de Dinheiro Público, Lavagem de Dinheiro, Crime Ambiental, Crime de Responsabilidade, Estelionato e Eleitoral, Mensalão, CPI Correios, Peculato, Formação de Quadrilha, Apropriação Indébita, Extorsão e Sonegação Fiscal, Lesão Corporal, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias) e outras corrupções.


Católica e devota de Nossa Senhora de La Salette, despedia em suas mensagens com “Saudações Saletinas”.


Estou indo para Guidoval iniciar o ANO NOVO com a minha Mãe, meus irmãos, sobrinhos e amigos.


Vou solicitar ao Padre Paulo Kowalczyk, Pároco da nossa Igreja Matriz de Santana, para celebrar uma missa em intenção à alma da nossa conterrânea Therezinha Azevedo Cortés.


É o mínimo que posso fazer a esta guidovalense que tanto amou os seus semelhantes.


Therezinha, que DEUS e Nossa Senhora continue a iluminar a sua alma imortal.





Da esquerda para a direita e de cima para baixo, temos:
Francisco Pinto de Aguiar, José Ismael Rodrigues, Manoel Avidago Cruz e Laércio Cattete Reis.
Maria Aguiar de Magalhães, Maria José Simões e Silvéria de Freitas.
Eliene Carvalho Lopes, Elzira Rodrigues, Maria da Glória Simões Jorge e Marlene Gonçalves.
Hugo Sampaio, Jesuína Simões, Ernâni Rodrigues, Trajano Viana e Terezinha da Costa Azevedo.

4 comentários:

Plinio Augusto disse...

Oi João Bosco,

Acho que dei uma "má nota" quando escrevi um comentário sobre um texto de autoria da sua irmã Terezinha.
A princípio estranhei que o Dé tenha repetido um texto já publicado anteriormente. Mas, como me passou batido da primeira vez, desta eu não perderia a oportunidade de comentá-lo.
Contudo, somente hoje, lendo os textos abaixo, pude constatar a sua mensagem informando o acidente e o falecimento da sua irmã Terezinha. Aí então percebí que havia escrito para a falecida. Mas, como acreditamos na vida após a morte, onde quer que ela esteja, em algum recanto que o Altíssimo lhe tenha reservado, com toda certeza ela tomará conhecimento do que escrevi. E, de qualquer forma, foi também mais uma oportunidade que tive para comentar fatos relativos à nossa querida terra e de pessoas que nela tiveram a sua importância.
A Terezinha, certamente teve a sua importância em Guidoval, entre tantas outras coisas, como nossa professora no Ginásio Guido Marlière, de suadosa lembrança.
Tenho muito boas lembranças de toda a sua família quando moravam na Rua Santa Cruz e de você quando devia ter uns 7 ou 8 anos, provavelmente. Pena que nunca mais nos encontramos. Neste ano,entretanto, em julho passado, tive a satisfação de rever o Afonsinho que foi me visitar na casa da minha tia Gildinha, viuva do tio Mariozinho Marotta.
Finalizando, lamento o acontecido, e rogo ao Bom Deus que a tenha em seu seio e em lugar de destaque, como ela fez por merecer, considerando a vida que levou e de que eu tive algum conhecimento.

Um grande abraço,

Plinio

JOÃO BOSCO DA COSTA AZEVEDO disse...

Caro Plínio,

Não teve "má nota". Pelo contrário, tive imensa satisfação em ver no seu texto o reconhecimento e carinho do seu trato para com minha irmã e mesmo minha família.

Lembro-me muito bem de sua casa, do consultório e sobretudo da dedicação de seu pai para com as pessoas de Guidoval. Eu mesmo fui tratado com medicamentos receitados por ele.

Outra sua lembrança me tocou muito, pois também eu fui coroinha no tempo do Padre João e depois de sua morte com o Padre Oscaar. Na minha lembrança, voce e seu irmão teriam sido o grupo de coroinhas mais antigos (para seu controle, sou de 1941)e fiquei em Guidoval até cerca de 11 anos de idade, quando fui para Caxambu, como seminarista. Mas quiz Deus que eu viesse ser pai de tres filhos - agora 05 netos - professor universitário na Universidade Estadual Paulista (UNESP), por 37 anos, depois estudante de Direito e agora lido com algumas causas no Forum de marília - e - apesar da distância física - NÃO ESQUEÇO DE MINHA INFANCIA EM GUIDOVAL.

O nosso conterrâneo e amigo Dé presta-nos um enorme benefício que vai fundo em nossos bons sentimentos, e tenho acompanhado voce como um ótimo colaborador, nesse trabalho por nossa Guidoval.

Parabéns aos dois e outros.

O meu grande abraço. Obrigado.

João Bosco

JOÃO BOSCO DA COSTA AZEVEDO disse...

Caros conterrâneos,

Minha irmã Irene me passou uma observação sobre a data do acidente e morte de nossa irmã Terezinha - aconteceu na tarde de domingo - 05 de setembro - e não como fiz constar antes no e-mail encaminhado ao Dé (06 de setembro).

Veja, então, meu amigo Dé, o último e-mail que Terezinha nos encaminhou - no dia de sua morte- na madrugada de 04 para 05 ou pouco antes de sair para viajar -foi exatamente aquele que representou nos últimos anos de sua vida toda a sua indignação contra os políticos no nosso Brasil: a corrupção revelada.

laube305@hotmail.com disse...

Satisfações que nos são dadas pela internet !!

Tive a honra e a graça de conviver com a Therezinha Cortez, durante alguns anos nossas vidas, minha e de minha esposa ELIZABETH .

Convidados que fomos pelo Padre
HAUCK , nós que somos do Santuário de Nossa Senhora da Salette, nos tornamos LEIGOS SALETINOS e viemos a conhecer THEREZINHA e outros leigos em CURITIBA. A cada tres meses nos encontravamos e isto nos tornou muito amigos !!

Seus emails sempre atualizados , nos mantinham com o pé no chão !!

Ficamos triste com sua passagem , mas cremos na vida eterna e sabemos que THEREZINHA , hoje deve estar " articulando " lá no CÉU entre os " arcanjos, anjos e querubis e levando adiante a mensagem de Nossa Senhora da Salette!

Fiquei contente em saber de sua história e conhecer sua terra natal !!

Cheguei a este site, pois estava pesquisando sobre a frase que providencialmente criei um dia !!

SAUDAÇÕES SALETINAS.

JORGE MARQUESI.

Acesse o site da SALETTE:

www.nsrasalette.org.br.

No próximo dia 19 de Setembro de 2011, estaremos comemorando os
165 anos da aparição de Nossa Senhora da Salette.