segunda-feira, 16 de março de 2009

HUGO, um craque guidovalense no Cruzeiro de BH


No dia 15 de outubro de 2008 fomos à Toca da Raposa Marcílio, Rhayssa e o Túlio Ribeiral Pereira. Ele é filho do Tarso e Meire Magalhães, nossos leitores do Jornal de Guidoval em Caldas, no sul de Minas. A Meire é filha do saudoso Adauto Pacheco Ribeiral e D. Lourdes Magalhães Ribeiral.

Éramos três atleticanos na Toca 1 (Marcílio, Rhayssa e eu) e um cruzeirense conhecendo a casa da sua querida Raposa, o jovem universitário Túlio que está cursando Biologia na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).
Estávamos ali não apenas pra contemplar a magnífica estrutura de preparação esportiva do Azul Celeste Mineiro que conta com uns 180 jovens treinando nas divisões de base. Nosso desejo era ver, abraçar e apoiar um guidovalense que dá seus primeiros passos rumo a uma trajetória promissora no mundo futebolístico.

Entrar na Toca da Raposa não é tarefa fácil. Conseguiu-nos o passaporte o cruzeireirense, sangue azul, Oscar Pinto de Aguiar, filho do inesquecível Sô Casim. Ele é sogro de Emerson Ávila, técnico que levou o Ipatinga à primeira divisão do futebol brasileiro e hoje faz parte da Comissão Técnica do Cruzeiro e nos recomendou ao Roger Galvão (Coordenador de Captação Técnica do Clube), que gentilmente permitiu que adentrássemos a Toca 1, onde pudemos realizar nosso desejo.

Custamos a ver o garoto-atleta. Haviam vários garotos treinando no momento, uns se alongando, outros batendo bola. Onde estava o nosso ídolo? Não o víamos. Será que o treinamento de sua categoria já tinha terminado?
Como sou “abelhudo” me identifiquei para as poucas pessoas que estavam assistindo ao treino e procurei me informar se nosso conterrâneo estava treinando, se iria ter coletivo. Um funcionário do Cruzeiro disse que quem poderia informar melhor seriam alguns desportistas que estavam sentados em um banco do lado oposto onde eu estava. Disse que o Gilmar Francisco, Observador Técnico das Categorias de Base daria as informações que eu queria. Aí meu coração pulsou mais forte, iria rever um ídolo que muito contribuiu para a maior glória alcançada pelo Cruzeiro de nosso Guidoval, o campeonato de 1990.

O Marcílio deslocou até ele e se apresentou, sendo atendido com a maior atenção. Aproveitou para mandar um abraço para os amigos Dr. Jorge e Tavinho, filhos do saudoso Dr. Jair Dutra Venâncio.
Fomos informados de que veríamos o Hugo Sanches, nosso craque, nosso ídolo prematuro, disputar o coletivo.
Marcílio conversava com o Gilmar, mostrando edições do JG que havíamos levado para o Hugo, com fotos dele e do Emiliano, quando o garoto-artilheiro chegou. Demonstrou alegria, mas tímido e por humildade inibiu-se quando os seus colegas começaram a vibrar ao ver Hugo nas páginas de um modesto jornal que demonstrava o quanto ele e seu pai são queridos em Guidoval.

Enquanto isso o Roger negociava com a Assessoria de Imprensa se seria possível tirarmos fotos e falar com o Hugo. Quando o coletivo já estava em andamento o Roger veio com a liberação para que pudéssemos fazer a reportagem.

Assistimos o coletivo orgulhosos de vermos o nosso jovem conterrâneo pisando os gramados por onde também treinou a seleção brasileira de 1986 com Zico, Sócrates e Falcão, além do seu pai Emiliano e o Ronaldo “fenômeno”.
Hugo Sanches escreveu o seu nome nos regionais de base da Liga Atlética Ubaense, sagrando-se artilheiro e badalado pela imprensa esportiva da região.

Para quem lê pela primeira vez o nosso JG, informamos que o meia-atacante Hugo já foi noticiado em várias de nossas edições, inclusive no número de 14/03/2006, quando informamos: “Quem foi ao Estádio Geraldo Luiz Pinheiro, pode ter visto o surgimento de um futuro craque do futebol brasileiro. Não é exagero. Trata-se do garoto Hugo (filho do Emiliano neto do Tuninho do Açougue), que quando dominava a bola partia em direção ao gol adversário e ninguém conseguia barrá-lo. Resultado: Hugo fez seis gols”.

No coletivo que assistimos, Hugo atuou de ala. Fez o que sempre soube fazer bem feito, mostrando que “filho de peixe peixinho é”. Atuando numa posição muito exigida no futebol moderno, posto que os pontas que o Zé da Galera, personagem do Jô Soares, tanto exigia já não existem mais.

Hugo cumpriu seu papel da melhor maneira possível, pois além de marcar, teve que criar opções pra sair da defesa ao ataque e encontrar espaços para possibilitar o objetivo maior do futebol: fazer a bola entrar no fundo do gol adversário.

Jogando com determinação tática, raça, velocidade e ampla visão de jogo, Hugo marcou bem, evitou um grande perigo em sua área rebatendo de cabeça uma cobrança de escanteio, deu passes curtos e longos com precisão, fez com categoria inversão de jogo, cobrou escanteios e ainda encontrou espaço para numa tabela com o meia-atacante dar um potente chute a gol que raspou a trave do goleiro adversário. Foi questão de centímetros para o gol inevitável, pois aquela bola se vai um pouquinho mais para a direita, tinha endereço certo: o lugar onde a coruja dorme.

O treino terminou e encontramos o Hugo exausto depois de uma grande batalha onde ele deu tudo de si. Graças a gentileza da Diretoria do Cruzeiro, através do Roger, do Emerson, genro do Oscar (do Casin) Pinto de Aguair, e de nosso amor por Guidoval que nos impulsionou a visitar um conterrâneo que tem tudo pra brilhar, pudemos tirar uma foto para que todos os guidovalenses vejam onde está atualmente aquele menino, que há alguns anos atrás o JG já anunciava como promessa de futuro craque.

Muito ainda se escreverá sobre o atleta HUGO!

Abaixo, vídeos com o jovem Hugo Sanches, filho de Emiliano e Janaína.


01 - http://www.youtube.com/watch?v=695LFt6u_ps

02 - http://www.youtube.com/watch?v=nbP4sIjssj8


03 - http://www.youtube.com/watch?v=7WT76PUwpIw



04 - http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM982764-7824-CRUZEIRO+DEIXA+O+PLANETA+CADA+VEZ+MAIS+AZUL,00.html




Um comentário:

Anônimo disse...

Ola, muito obrigada pelas belas palavras de carinho com Hugo nosso filho , com fé e confiança em Deus tudo dará certo da vida dele, seja onde for , de preferência como jogador de FUTEBOLL !!!! Obrigada Dé e parabens pela iniciativa do Blog,
Janaina , Emiliano