segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Dr. Plínio Augusto de Meireles



Dr. Plínio Augusto de Meireles

Pensava eu que o amigo Plínio do Dr. Mário não tinha mais nada a me surpreender. Ledo engano. Hoje, à tarde, recebi mais um presente dele. Desta vez foram duas preciosas “Cachaça Artesanal” produzida na Fazenda Bocaina em Baldim/MG.

O fabricante é Engenheiro Agronômo Marcelo Pereira. É uma “Série Ouro Premium”, armazenada por seis anos em tonéis de Carvalho. Ainda não provei e já gostei.
Dias atrás, o Plínio, através do WhatsApp, enviou-me um vídeo em que lembrava do Joãozinho Queiroz assando lingüiça no álcool no Bar do Chico Caputo, o famoso Bar da Esquina. E relembrava que o queimador de álcool era uma lata vazia da marmelada Colombo.
O Plínio, no vídeo, utilizava o seu “queimador de álcool” que ele mesmo confeccionou para fazer o seu “pão com lingüiça noturno” acompanhado de um bom vinhozinho português.
E a conversa pulou para o Bar do Jésus Fernandes, irmão do Professor Ibsen Francisco de Sales (Salim), onde também se assava linguiça no álcool.
Lá era um reduto de grandes jogadores de Buraco e aí eu lembrei do meu sogro Adauto Pacheco Ribeiral e do meu concunhado, amigo e irmão, Zé Maria de Matos, um “sapo” frequente no Bar do Jésus e se servia deste delicioso tira-gosto, mas ao invés do vinho, a bebida era a boa aguardente Paraizina.
E o Plínio, de límpida memória, recordou que a última vez que viu uma garrafa de Paraizina foi na Venda do Kôde, o inesquecível Geraldo Franco. E emendou a conversa falando sobre a “Cachaça Artesanal” citada logo no início desta rememoração. E que estava considerando-a com a melhor cachaça que já tomou até aqui em sua vida.
Disse mais, que talvez em dezembro, quando viesse a Belo Horizonte me traria um exemplar para eu experimentar e dar a minha opinião.
O presente de NATAL chegou hoje, mais cedo, com mais de um mês de antecedência.
Obrigado Plínio!
Vou saborear, sorver em pequenos goles, acompanhado de algum tira-gosto que a Lourdes, com certeza, há de fazer.
Abraços na Leise, nos meninos e netos.



Nenhum comentário: