quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Comemorações - Dia do Médico Veterinário



Comemorações - Dia do Médico Veterinário

Durante as comemorações do Dia do Médico Veterinário, o Conselho Regional de Medicina Veterinária – MG (CRMV-MG) homenageou profissionais que se destacaram no exercício da profissão durante o ano, assim como os que completaram 50 anos de formados em 2015.

Dentre os profissionais homenageados pelos 50 anos de formados, temos dois guidovalenses, os conterrâneos Dr. Plínio Augusto de Meireles e Dr. Ronon Rodrigues. Outro homenageado foi o Dr. Jorge Rubinich, nascido na vizinha cidade de Rodeiro.

O Dr. Jorge e Dr. Ronon ainda foram destaques como professores que foram, além de o primeiro ter sido presidente do CRMV-MG e também do Conselho Federal de Medicina Veterinária, e o segundo ainda é diretor de um importante Laboratório de Análises da Qualidade do Leite (LabUFMG).

Em Cerimônia Solene o Dr. Nivaldo da Silva, Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais, entregou um Certificado e uma Medalha aos homenageados.

O evento aconteceu na sexta-feira (11), no auditório do CREA-MG, em Belo Horizonte.

A Solenidade contou com a participação de diversas autoridades, dos quais compuseram a mesa João Reis Cruz, secretário de Estado de Agricultura, Renato Lima Santos, diretor da Escola de Veterinária, Rubens Soalheiros Matos, chefe da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado de Minas Gerais e o deputado federal e médico veterinário Eros Biondini.

Na abertura do evento, o presidente do CRMV-MG, Professor Nivaldo da Silva, destacou o crescente reconhecimento e importância que a Medicina Veterinária assumiu junto à sociedade. “Foi grande a evolução da profissão desde o surgimento dos primeiros registros. O médico veterinário passou a ser reconhecido e, principalmente, valorizado, não só como o ‘médico dos animais’, mas como um dos principais responsáveis pela quantidade e qualidade dos produtos agropecuários, que hoje representam 40% do PIB do planeta.”

O presidente do Conselho ainda destacou a inserção da mulher na Medicina Veterinária, que, segundo ele, é crescente, sendo evidenciada pelos números de inscritas no CRMV-MG, nas salas de aulas das Universidades e em todos os congressos dos quais participa.   

Homenageados

Na cerimônia, 22 profissionais da Medicina Veterinária foram agraciados com a homenagem Profissionais Destaque 2015, pelo trabalhado desenvolvido na promoção da profissão.

Em nome dos homenageados, o médico veterinário e conselheiro do CRMV-MG, Affonso Lopes de Aguiar, discursou sobre a relação entre os homens e animais e a importância que cada um tem para com o outro. Aproveitou o momento para falar sobre o papel do Médico Veterinário junto à sociedade e o quão crucial é que os profissionais conheçam e invistam em suas habilidades, para assim prestar um melhor serviço.

O médico veterinário Rômulo Cerqueira Leite, titular do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais e recém-empossado pela Academia Brasileira de Medicina Veterinária foi o profissional homenageado como Destaque Nacional, pelos seus serviços prestados a Medicina Veterinária e à população.

A Solenidade ainda contou com a homenagem do CRMV-MG aos profissionais que em 2015 completam 50 anos de formados.

Na oportunidade, José Rodrigues Figueiredo, um dos homenageados, relembrou as histórias dos colegas de turma, ressaltando o companheirismo.

 Destacou ainda a importância da Medicina Veterinária no contexto do agronegócio nacional, principalmente na área de fiscalização agropecuária, e avisou aos profissionais mais novos que mesmo tendo 50 anos de formados, os homenageados ainda têm muito a contribuir com o desenvolvimento da Medicina Veterinária.

Representantes de diversas entidades ligadas ao agronegócio compareceram ao evento, como a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Universidade Federal de Juiz de Fora, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, Associação de Avicultores de Minas Gerais, Instituto Mineiro de Agropecuária, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado de Minas Gerais Assembleia Legislativa de Minas Gerais, entre outras












Nenhum comentário: