sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Fotos fornecidas pelo Hélio Barbosa (Antônio José Barbosa Neto)

Fotos fornecidas pelo Hélio Barbosa

Antônio José Barbosa Neto

            Nasceu no dia 17 de agosto de 1909, no lugar denominado "Córrego de Santo Antônio", periferia de Ubá, sendo seus pais Francisco Barbosa de Sales e Carolina Maria Moreira.
            Lavrador de sete aos vinte e dois anos, em 1932, no dia dois de fevereiro veio juntar-se aos sapeenses. Em 1937 casou-se com Geni Reis Barbosa a dez de junho tendo como filhos: Márcio, Túlio, Rilma, José Francisco, Hélio, Maria Carolina e Antônio José Barbosa.
            Uma vida e um lar feliz se constrói com trabalho. E de lavrador a comerciante, a motorista profissional, "comissário", a escrivão de coletoria federal . Chefe de repartição, exator com algumas promoções, e hoje aposentado por tempo de serviço como controlador de Arrecadação Federal do Ministério da Fazenda.
            Foi eleito Vereador para a Primeira Câmara Municipal de Guidoval, exercendo o seu mandato de 27/03/1949 a 27/03/1953, sendo, inclusive, o Primeiro Secretário do nosso legislativo.

Participou do livro "Saudade Sapeense", de 1982, com poesias e acrósticos.

            Dizia, o poeta Antônio José Barbosa Neto, que "O livro é excelente conselheiro, pois nos fala em silêncio e ninguém ao nosso lado fica sabendo”.

            Na década de 40 junto com os amigos Zé Ferreirinha, Nely Cunto Pereira e Zé Baldino planejaram ir de Guidoval ao Rio de Janeiro.  No meio do caminho companheiros de jornada desistiram da aventura. O Nely retornou de Dona Euzébia e o Zé Ferreirinha e Zé Baldino voltaram de Cataguases.  O Sô Antônio Barbosa manteve firme em seu propósito e chegou até a então capital federal do país. Virou notícia de jornal.

            Escrevi um artigo sobre esta epopeia e foi publicado no jornal "Saca-Rolha".

            O seu filho Zé Francisco, poeta inspirado, escreveu um belo poema sobre ele intitulado “Quem o viu como eu vi”.

Empresta o seu nome à Escola Municipal "Antônio Barbosa Neto".

Faleceu no dia 23/02/1991.

OBSERVAÇÃO:
A informação que tenho é que o José Baldino era natural da cidade de Miraí.
Alguns ubaenses afirmam que ele era de Ubá.
O fato é que morava em Guidoval.
E junto com os conterrâneos Walter Antunes Vieira (irmão da Professora Ivone da Conceição Vieira Dutra) e Daniel de Carvalho (tio do Luiz Américo Ferreira) foram à Itália para lutar pela FEB (Força Expedicionária Brasileira) na Segunda Guerra Mundial.
José Baldino morreu durante a tomada do Monte Castelo.
É nome de rua em Miraí-MG e em São Gonçalo no estado do Rio de Janeiro.
(Rua Expedicionário José Baldino).

Nenhum comentário: