sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Dr. Túlio Barbosa

Dr. Túlio Barbosa

A inteligência brasileira ficou mais pobre. No dia 30 de julho faleceu o Dr. Túlio Barbosa. Guidoval perde um filho ilustre (leia, mais abaixo, o Resumo Acadêmico / Profissional).
Era o segundo filho dos saudosos Antônio José Barbosa Neto e Geni Reis Barbosa.

Fez parte da primeira turma, em 1953, dos alunos do Ginásio Guido Marlière que se formaram na 4ª série em 1956 (http://www.devieira.com.br/guidoval.com/ginasi56.htm).

Depois foi estudar na Escola Agrícola Nilo Peçanha, hoje campus Nilo Peçanha – Pinheiral no estado do Rio de Janeiro. Após a conclusão do curso de agrotécnico foi para Viçosa formando-se engenheiro agrônomo em 1963 e mestrado em 1966. Depois partiu para os EUA onde obteve o PhD em Economia Rural em 1973.

Foi Professor e Pesquisador, Coordenador de curso de Pós-Graduação, Diretor-Executivo da Embrapa, Consultor do Banco Mundial.

Na minha infância, o Túlio, era uma das referências para  quem pretendia estudar e progredir na vida. O meu pai, Zizinho do Marcílio, admirava-o e o citava como exemplo.

No final da década de 50, escreveu o conto “Destinos” quando estudava na Escola Agrícola Nilo Peçanha em Pinheiral, obtendo o primeiro lugar sendo a comissão julgadora composta pelo Dr. José Farah, Dr. Euter Paniago e Dr. Walter C. Ribeiro.

Quando em 1982, a minha irmã Sueli e eu, coordenamos elaboração do livro “Saudade Sapeense”, o Sr. Antônio José Barbosa Neto, pai coruja com todo direito e razão, passou-se o premiado conto que pode ser lido a partir da página 37.

Em 1998 fiz o site sobre a cidade de Guidoval (www.guidoval.com). Recebi várias mensagens de incentivo. Dentre elas, uma do Túlio, ícone desde os meus tempos de criança, que transcrevo, a seguir, com orgulho:

Brasília, 03 de setembro de 1.998

Ildefonso,

Informado, quase que simultaneamente pelo Saca-Rolha e pela Rilma, corri a "navegar" - confesso que por horas - pelas páginas de nossa Guidoval, tão hábil e competentemente criadas por você.
Um belo trabalho, certamente, e, acima de tudo, uma rota de viagem de retorno à minha Macondo, à minha infância e à minha juventude.
Pelas suas páginas reencontrei pessoas queridas, muitas já falecidas, como o meu pai, quem, modestamente, ajudou a construir nossa Guidoval.
Você me fez recordar que meu pai - de cuja lembrança sempre associo a Casa Neto - como vereador apresentou e teve aprovados projetos de lei dando nomes de várias ruas de nossa cidade.
Percorri todas estas ruas em suas páginas. Reencontrei muitas pessoas (até mesmo na lista telefônica!) e lugares.
Sou-lhe, pois, muito grato por me haver propiciado uma viagem, essencialmente sentimental. Aceite também meus parabéns pela seriedade, escolha e profundidade dos tópicos.
Meus estímulos para que continue.

Um abraço do
Túlio Barbosa

# # # # #

À Família enlutada as minhas preces e sentimentos.
Ildefonso Dé Vieira



Resumo Acadêmico / Profissional
 (tirado do site da EMPRAPA)

Doutor em Economia Rural pela Purdue University, Indiana, Estados Unidos (1973); Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1966); Especialista em Planejamento e Implementação de Projetos de Reforma Agrária (Colômbia, 1964); e Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal de Viçosa (1963).

Ocupou, entre outros, os cargos de: Professor e Pesquisador da Universidade Federal de Viçosa (1965 a 1987);
Coordenador da Pós-Graduação do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa;
Coordenador, na década de 70, do segmento de Monitoramento e Avaliação de Projetos de Desenvolvimento dos Pequenos Agricultores da Zona da Mata de Minas Gerais (PRODEMATA) e Projeto de Nutrição, no Estado de Sergipe, ambos financiados pelo Banco Mundial;
Presidente de Comitês de Orientação (professor orientador) de estudantes de Mestrado e Doutorado em Economia Rural em Recife, Pernambuco (1975 a 1976);
Líder do grupo responsável pela identificação e preparação de projetos a serem financiados pelo Banco Mundial (BIRD) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA);
Assessoria da presidência do INCRA (1979 a 1987);
Chefe da Assessoria Técnica do Ministro da Reforma Agrária (1986 a 1987);
Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária;
Diretor-Executivo da Embrapa (1987 a 1990);
Consultor de Longo Prazo e, a partir de 1997, Senior Operation Officer do Banco Mundial, escritórios de Recife e Brasília (1990 a 2003);
Chefe do escritório do BIRD em Recife, envolvido com projetos voltados ao combate e redução da pobreza rural no nordeste brasileiro (1992 a 2002).

Recebeu os seguintes prêmios e títulos:
- Award of Merit in Recognition of an Outstanding PhD thesis, Departamento de Economia Agrícola, Purdue University (1974);
- Spot Award for Excellent Portfolio Management Support in Recife Office, LCSES (2000);
- Brazil CMU Spot Awards, for Excellent work on Rural Poverty Alleviatin’ Projects (2002);
- Honor of Excellence in Supervision FY 99 (2000);
- Award in Appreciation of Service for Outstanding Contribution from David de Ferranti (1999);
- Performance Award, Africa Region, Zimbabwe Land Reform Project (2002).

Nenhum comentário: