sexta-feira, 2 de maio de 2014

Posse do Professor Gerson Occhi no IHGMG

Posse do Professor Gerson Occhi no IHGMG

Na manhã de 26 de abril, um sábado, o Professor Gerson Occhi tomou posse como Associado Correspondente no Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.   Foi saudado pelo advogado, historiador, literato e professor Dr. Jorge Lasmar, Presidente Emérito desta instituição centenária, ocupando a cadeira nº 100 e tem como o seu Patrono o historiador Hildebrando Pontes.

Conduziu a Reunião Plenária o Dr. Wagner Colombarolli, Presidente atual do IHGMD, que foi Professor e Diretor da Escola de Minas de Ouro Preto e hoje dedica-se, com sucesso, à atividade empresarial

Além do Professor Gerson Occhi, foi empossado o Dr. Auro Aparecido Maia de Andrade, Juiz de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de São João del Rei, recebido com saudação do Dr. Eugênio Ferraz, cadeira nº 47, que tem como Patrono João Camilo de Oliveira Torres.

O Professor Gerson em seu pronunciamento de agradecimento à acolhida em tão importante casa, falou, com o brilhantismo de sempre, sobre Guido Marlière, pacificador de indígenas e fundador de inúmeras cidades mineiras, inclusive a nossa Guidoval.

O Dr. Auro, emocionado, discursou sobre Tiradentes. Ressaltou a feliz iniciativa das cidades de São João del Rei, Ritápolis e Tiradentes que se uniram para criar a  Comenda da Liberdade e Cidadania”.

Antes, estes três municípios disputavam a primazia de ser o berço do Protomártir da Independência, o nosso Joaquim José da Silva Xavier, o TIRADENTES, mas irmanaram-se num só objetivo de perpetuar a memória do Patrono Cívico da nossa pátria.

A data escolhida para a entrega da Comenda da Liberdade e Cidadania” foi 12 de novembro, pois foi nesta dia em que Tiradentes foi batizado em 1746. Nascido na Fazenda do Pombal, não se sabe ao certo o mês e o dia do seu nascimento. Deduz-se que foi no mês de novembro daquele ano, pois era costume batizar, imediatamente, o recém-nascido.

É que se lê na folha 151v. do "Livro para servir de assentos dos batizados da freguezia de N. S. do Pilar da Vila de São João del-Rei - 1742/1749", existente na Biblioteca Nacional:

"Aos doze dias do mez de Novembro de mil setecentos e quarenta e seis annos, na Capella de São Sebastião do Rio abaixo o Reverendo Padre João Gonçalves capellão da dita Capella baptizou e poz os Santos Oleos a Joaquim filho legitimo de Domingos da Silva dos Santos e de Antonia da Encarnação Xavier; foram padrinhos Sebastião Ferreira Leytão, e não teve madrinha; do que fiz este assento.

Em seguida o Coronel Adalberto Guimarães Menezes, sócio efetivo do IHGMG, Cadeira 72, que tem por Patrono Joaquim José da Silva Xavier; fez uma explanação sobre TIRADENTES, enforcado no dia 21 de abril de 1792. Enalteceu, com conhecimento de causa, o líder da Conjuração Mineira. Falou da sua luta por uma justa celebração ao nosso herói nacional e lembrou da criação do “Dia da Liberdade”, lei criada, primeiro, pelo estado de Rio de Janeiro em 2009 e depois por Minas Gerais, em 2011, através de lei assinada pelo então Governador Antônio Anastásia.

O Coronel Adalberto Guimarães Menezes é tetraneto de Tiradentes.

A inspiração pela criação da Comenda da Liberdade e Cidadania” e a união das cidades de São João del Rei, Ritápolis e Tiradentes partiu das cabeças pensantes do Dr. Eugênio Ferraz, Coronel Adalberto Guimarães Menezes e Dr. Auro Aparecido Maia de Andrade, todos eles presentes à reunião do IHGMG. Perguntei-lhes quem era o pai de tão genial ideia, mas a modéstia impediu-lhes de se responsabilizar por tão nobre autoria. Portanto, parabéns aos três, aos prefeitos e vereadores dos municípios envolvidos nesta história de cidadania e civismo.

Após a posse dos dois novos associados correspondentes, teve uma palestra do Associado Desembargador Aluizio Alberto da Cruz Quintão, cadeira nº 73, patrono José Resende Costa com o tema “O Padre Anchieta na História do Brasil”, agora Canonizado pelo Papa Francisco, se torna o terceiro santo brasileiro: São José de Anchieta.

Encerrada a reunião, o Presidente do IHGMG, Dr. Wagner Colombarolli, convidou os presentes para um coquetel, quando foi servido vinhos, queijos, salgadinhos e refrigerantes.

Além dos vários associados, estiveram presentes, ao evento, parentes e guidovalenses para compartilhar da alegria do Gerson Occhi.

Nas fotos abaixo, identificamos:
Gerson Occhi e a esposa Lucinha; a irmã Solange; os primos Maria Tereza, Celeste Mendonça, Joaquim Alhais, Maria Leonor Mendonça com a filha Martinha e a neta Ana Carolina, Soninha Occhi Siqueira, Sérgio Occhi com a esposa Andrea, Deusdete Mendonça e o marido José Domingues; os amigos Zequinha do Pedro Dias, Marta Ribeiral e a minha esposa Lourdes.





















Nenhum comentário: