segunda-feira, 21 de abril de 2014

Etiene de Souza Reis



Um conterrâneo de bem com a vida
(texto publicado no Jornal de Guidoval em Jun/2006)

Etiene de Souza Reis nasceu na cidade de Dona Euzébia. Percorre as esquinas da vida como quem veio a passeio, granjeando amigos a cada abraço e sorriso.
Ainda criança veio para o Sapé onde passou uma infância e puberdade saudável. Destacando-se no futebol, aos 16 anos foi para Belo Horizonte jogar no Cruzeiro. Depois passou pelo Botafogo de Garrincha, Didi, Paulo Valentim, Quarentinha e Nilton Santos, Corinthians de Pirilo, Comercial de Ribeirão Preto, Prudentina de Presidente Prudente, Petropolitano e Serrano de Petrópolis.
É sempre lembrado pelos que o viram jogar e é incluído na seleção do Cruzeiro de Guidoval de todos os tempos.
Etiene é bom de copo e garfo, exímio cozinheiro, bem humorado, ótimo contador de piadas, amigo para as horas de farra e velório. Aonde chega, junto chega a alegria.
Quando lhe perguntam: “Quanto ganha?” Responde “O quanto eu gasto.” E se insistem: “Quanto gasta?” Diz “O quanto eu ganho.”
Em Cabo Frio, na Praia de Peró, possuía uma barraca de comes e bebes. Todos os dias, com chuva ou sol, ia cedo abrir o seu comércio. Dizia “se eu não vender nada, bebo a preço de custo”.
Agora aposentado, vendeu a barraca, ainda continua acordando cedo só para ficar mais tempo à toa com os amigos de Peró que começam a biritar lá pelas 10 da manhã. Tem dias que a vontade de bebericar é maior que o horário matinal, aí adiantam o relógio para dar início a mais uma jornada de gole. Teve um companheiro que quebrou a tarracha do relógio de tanto apressar a hora.

Deveria ser obrigatória a presença de Etiene nas festas de SANTANA.


Um amigo nunca morre, vira estrela!
(texto publicado no Jornal de Guidoval em abril de 2007)

As pessoas não morrem, ficam encantadas, escreveu Guimarães Rosa. Concordo com o genial escritor. No último dia 13 de março faleceu Etiene de Souza Reis, em conseqüência de uma cirurgia cardíaca. Acrescento o que já dizem os poetas: um amigo nunca morre, vira estrela!
Nascido em 21/11/1938, na vizinha Dona Euzébia, Etiene adotou Guidoval como a cidade de seu coração. A recíproca também é verdadeira. O povo guidovalense adorava o Etiene. Na edição de 30/06/2006, o Jornal de Guidoval homenageou o Etiene com o artigo “Um conterrâneo de bem com a vida”.
No dia 20/01/2007, o JG prestou merecida homenagem a diversos atletas na festa “Troféus Craques do Cruzeiro”. Etiene foi um dos agraciados, recebendo a Bola de Ouro. Deve ter sido a sua última grande emoção em vida.
Etiene amava Guidoval, tanto que nas últimas semanas de sua vida buscou refúgio em nossa terra, vagabundeando pelas nossas ruas, adentrando lares e corações, tomando um cafezinho aqui e acolá.
Acredito que Etiene gostaria de ter Guidoval como última residência ao seu corpo-matéria, mas foi enterrado em Juiz de Fora. Vários conterrâneos presentes na despedida ao Etiene se prontificaram a fazer o velório e enterro dele em nossa cidade, inclusive o Prefeito Élio Lopes, sem nenhuma despesa ou custo à família, que não aceitou.
Colecionando amigos vida afora, conquistou o último na enfermaria do hospital enquanto aguardava a cirurgia. Em pouco tempo de convivência já passava o número do celular do vizinho de cama aos amigos. Foi através deste telefone que conversei pela última vez com o Etiene. Estava otimista como sempre foi. Deu errado a cirurgia, atrapalhando a sua trajetória terrena.
Já deve estar no céu, rodeado de amigos. Inventando uma comida na cozinha com o Renato Ramos. Fazendo tabelinha com o Eloir e o Silvestre. Contando uma piada para o Natalino Dornelas. Esperando ansioso, junto com o Padinha Occhi, a próxima Festa de Santana. Bebericando uma cervejinha com o Salim.
Proseando com o Wilton Franco. Abraçando o Zizinho do Marcílio ou juntando uma turma para soltar balões no terreno baldio do paraíso. O Etiene era de grandes amigos e amizades. Passou pela TERRA como um cometa iluminando todos ao seu redor.

Agora, Etiene brilha no CÉU!!!








Nenhum comentário: