terça-feira, 7 de junho de 2011

José Maria de Matos


Dia 23 de maio, visitei o meu amiguirmão Zé Maria Matos. Tivemos a sorte de casarmos com mulheres da Família Magalhães Ribeiral.

Eu, com a Lourdes, formada em Relações Públicas. O Zé Maria com a Professora Olga, com quem tem duas filhas, a Dra. Milena, médica, e a Dra. Lorena, Cirurgiã-Dentista, casada com o Oftalmologista Dr. Marcelo Bogado, pai das suas duas netas: Larissa e Letícia.

A mais remota lembrança que tenho do Zé Maria vem dos tempos de criança, quando acompanhava o melhor juvenil do Cruzeiro de Guidoval.
Isto no início da década de 60.

Neste time, jogavam: Eloir Máximo, Oscar e Chiquinho Matos, Cidinho e Lucas Vieira, Célio Teixeira Albino, Vianelo Silva, Luiz Pinheiro, Zé da Conceição, Zé Américo, Candinho do Calixto, Dilermando e Luiz Antônio Ribeiral.

Mais tarde, Zé Maria, defendeu o time principal do Cruzeiro, fazendo dupla de zaga com o seu tio Paulo Pereira.


Apesar da pouca estatura para um beque de área, possuía grande impulsão e dificilmente perdia uma “bola de cabeça”.

Em janeiro de 2007, o Jornal de Guidoval, dirigido pelo meu irmão Marcílio, numa edição especial, fez uma revista contando a história do Cruzeiro de Guidoval.

Um belo trabalho realizado pelo meu irmão e que emocionou a cidade ao homenagear os craques do Cruzeiro, premiando os melhores atletas de todos os tempos.
O Zé Maria conquistou, por mérito, o seu troféu, ele que nos idos de 60 e início da década de 70, defendeu vários times da redondeza: Astolfo Dutra, Dona Euzébia, Ubá e Cataguases, cidade que depois escolheu para consolidar a sua vida profissional e formar uma família admirável.

Primogênito dos nove filhos homens da Dona Lourdes e do saudoso Vereador João Cezar de Matos, começou a trabalhar cedo, ajudando o pai que além de comerciante possuía um sítio nos arredores de Guidoval.

Quando o Prefeito Sebastião Cruz assumiu o governo do município de Guidoval no dia 31/01/1967, o José Maria de Matos foi convocado para ser o Chefe de Gabinete da revolucionária administração que se iniciava.

Trabalhou neste cargo, na Prefeitura Municipal, até 30/01/1973 quando terminou o mandato do amigo, compadre e Prefeito Cândido Mendes.

Em busca de melhoria e crescimento profissional foi trabalhar em Belo Horizonte, no recém-inaugurado Hipermercado Jumbo (hoje Extra).

Tempos depois, o empresário Edgar Machado Borges necessitando de uma pessoa de confiança, convidou-o para gerenciar a Cia. Interestadual Mineira Automobilística - CIMA, concessionária da General Motors (GM), em Cataguases.

Foi um sucesso. Mesmo com a reserva de mercado e área limitada para a venda de veículos, vinha gente de longe querendo comprar Opala Comodoro e outros carros da chevrolet das mãos do hábil vendedor que honrava os compromissos e tinha um pós-venda diferenciado.

Por divergências conceituais, que não vêm ao caso, Zé Maria virou a página com a CIMA. Imediatamente foi convidado pelo Padinha, dono da CATAUTO, Concessionária da Volks, para trabalhar com ele. Foi a vez de se ver aumentado o número de veículos da Volkswagen passeando pelas ruas de Cataguases e região.

Na década de 90, abriu uma Locadora de Vídeo, na época, de Fitas VHS. O negócio era bom e prosperou por um certo tempo. Acontece que começaram a surgir as fitas piratas, as locadoras de fundo de quintal sem compromisso com a qualidade e a lei, recolhimento de impostos, etc... Viu que era hora de tirar o time de campo. Tirou.

Com um talento ímpar para vendas iniciou uma parceria com o cardiologista Dr. Jaime Afonso Cruz de Souza, criando-se o Plano de Saúde PLAMCOR.

O que antes era apenas uma Clínica Especializada em Cardiologia, depois um pequeno hospital, cresceu, progrediu e transformou-se no Pronto-Cordis, hospital de referência na região. Tudo isto fruto de muito trabalho, dedicação e perseverança.

Com o falecimento do Dr. Jaime, o Zé Maria não encontrou mais ambiente para dar continuidade ao seu trabalho frente ao PLAMCOR.

Aposentou-se e por enquanto continua apenas cultivando amigos.

É por isto que sempre que posso dou um pulo até Cataguases para abraçá-lo, provar da sua hospitalidade, tomar “uns chop” no Bar do Goiaba, jogar conversa fora.

Desta vez, como disse no início do texto, visitei-o, um dia após ao consagrado à Santa Rita de Cássia, Padroeira de Cataguases.

Encontrei-o com o bom sorriso dos que nos são eternos amigos.

Vi que o seu veículo estampava na traseira um grande adesivo com os dizeres:
Zé Maria – Você conhece, você confia”.

Falei pra ele, vamos registrar este momento.
A Lourdes tirou a foto.

Disse-lhe que iria colocar no BloGuidoval.
Promessa cumprida, repito, afirmo e reafirmo:
Zé Maria – eu conheço, eu confio”.
PS:
Nas horas vagas, Zé Maria, cristão e devoto de Santa Rita de Cássia, bom camarada de coração e caráter, pratica boas ações fazendo doações de remédios aos necessitados, alimentos e agasalhos aos menos favorecidos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou primo do Zé Maria ( o Bebé ) da Tia Lourdes. Legal ver a foto dele. Tenho Saudades de Guidoval, onde passei momentos maravilhosos na minha infância. Os meninos da Tia Lourdes como eu os chamava.
Muito bom relembrar de todos Eles.
Luiz Alberto Soldati ( da Tia Cota )

BloGuidoval disse...

Prezado Luiz Alberto,

Sou concunhado do Zé Maria Matos.
Faço e mantenho o BloGuidoval.
Falei com o Zé Maria sobre o seu comentário no blog.
Ele quer o ser e-mail ou endereço.

Meu e-mail é ildefonsovieira@terra.com.br

Abraços,
Ildefonso – Dé do Zizinho do Marcílio