sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Maria José Baía Meneghite

Recebi um honroso convite de Maria José Baía Meneghite para publicar meus textos no JORNAL LEOPOLDINENSE. Aceitei incontinênti.

E já está na internet “Assim nasce um Flamenguista, texto já publicado no JORNAL DE GUIDOVAL ( Edição Nº 4 - Nov/2003)

Faço, agora, parte do seleto grupo de colunistas do Jornal Leopoldinense.
O link para acessar o jornal na internet é http://www.leopoldinense.com.br/

Não conheço pessoalmente a Maria José Baía Meneghite, só através da internet, e-mails e as suas primorosas crônicas publicadas no Jornal Leopoldinense.

Ela é casada com o leopoldinense Luiz Otávio Meneghite e têm cinco filhos: dois homens, três mulheres. E para corujar uma neta.

Os seus pais Dionízio Cândido Baía e Mariana da Costa Barros Baía são nascidos em Guidoval.

Os familiares maternos são parentes de Otaciano da Costa Barros, saudoso prefeito de Guidoval.

Por parte de pai tem um tio e muitos primos residentes por essas bandas de Guidoval, mas infelizmente não os conhece.

O tio Joaquim Baia esteve em sua casa não faz muito tempo. Está com 94 anos e uma vitalidade de causar inveja.

Ele mora numa propriedade entre Guidoval e Guiricema. Pretende visitá-lo em breve, isto é, quando conseguir organizar os inúmeros afazeres.

É aposentada como professora, mas fez um concurso e continua trabalhando.

Atua no Apoio Técnico Administrativo da Prefeitura de Leopoldina e colabora com o Jornal Leopoldinense (on-line e o jornal escrito ) cujo editor é o seu marido, Luiz Otávio Meneghite.

Pertence à ALLA “Academia Leopoldinense de Letras e Artes” onde ocupa a cadeira Nº 9.

Já deu para perceber que a vida de
Maria José Baía Meneghite é “cronometrada”, pois além de dona de casa e Avó coruja, exerce inúmeras funções e muitas vezes fica sem um tempo para si própria.

Agora em novembro, esteve com alguns afazeres culturais, como por exemplo: a seleção de quase 500 poesias que participaram do grande Concurso de Poesias Augusto dos Anjos cuja seleção e classificação foram de responsabilidade dos membros da Academia Leopoldinense de Letras e Artes.

Tiveram participantes de todo o Brasil e a premiação foi no dia 30, com a presença de uma neta e um neto de Augusto dos Anjos, que receberam dos leopoldinenses todo carinho e homenagens.

O Jornal Leopoldinense é um jornal quinzenal, com uma tiragem de 2000 exemplares e com assinantes em grande parte do território nacional.

É oportuno dizer que é um trabalho em família e, é claro, em parceria com muitos colunistas, o que muito nos honra. O jornal intitula-se “a consciência crítica da cidade” e assim tem procedido durante os seis anos de sua existência.

Por essa postura, por editar um jornal sério, comprometido com a verdade, é respeitado em toda a região.

O site do jornal (http://www.leopoldinense.com.br/) é uma idealização do filho, João Gabriel, que o administra e procura todos os dias uma maneira de tornar seu trabalho melhor.

Nenhum comentário: